segunda-feira, 6 de setembro de 2010

As grades da Rural e F-75

A Rural Willys reestlizada em 1960 aposentou a grade cromada e passou a adotar duas seções quadriculadas, que eram pintadas na mesma cor da carroceria ou no tom da cor que contrastava com o branco, como na foto abaixo. As letras RURAL WILLYS logo acima da grade só foram adotadas naquele ano. A grade quadriculada da Rural permaneceu assim praticamente até o fim da sua produção. Nas Pick-up Wilys a grade era a mesma, e como a carroceria das mesmas era monocromática tanto 4x2 como 4x4 a grade variava sua cor conforme a corroceria. Notem que nas Rural isso formava um conjunto harmonioso entre carroceria, grade e rodas (a partir de 1965 as rodas passaram a ser prateadas).
A partir de 1964 a Willys procurou dar um toque de requinte nas Rural 4X2 Luxo e adotou mais cromados, inclusive uma nova grade de alumínio anodizado com motivos horizontais, muito bela por sinal. Esta grade foi adotada até 1966, e somente nos modelos Rural 4x2 Luxo embora algumas F-75 4x2 Luxo que apareceram em material publicitário em 1964 também adotaram-na. Tanto que no catálogo de peças da Willys não constava esse desenho de grade para outros modelos.





A partir de 1966 os modelos std 4x2 e 4x4 tinham a grade prateada, para combinar com a nova cor das rodas.



Em 1967 o modelo 4X2 Luxo com mola helicoidal da Rural apresentou nova grade, em alumínio anodizado cm motivos quadriculados mas reforçados por grossas linhas horizontais, como visto no detalhe da foto abaixo. Esta grade foi usada até 1972, com a diferença que a partir de 1970 era colocado no lado esquerdo uma placa com o letreiro Rural.




A grade acima é dos últimos modelos de Rural e F-75, ou seja, praticamente a mesma desde o início.
Tenho visto algumas Rural com grades em desacordo, inclusive de renomados colecionadores e com placa preta, mas há de se considerar que por exemplo, as grades dos modelos Luxo 4x2 64-66 eram muito bonitas e diferentes, e mesmo na época que eram produzidas, os proprietários , muitas vezes, a adotavam, seja por estética e personalização ou por necessidade, após uma funilaria resolviam adotar a nova grade. Assim como nosa carros de hoje, muitos trocam rodas e detalhes por aqueles dos modelos correspondentes , mas mais luxuosos ou esportivos.










8 comentários:

  1. Parabens pelo blog, esta muito bom... espero que vc continue sempre a atualiza-lo, nao desanime...
    Abraços

    Edwin Nishikawa
    Varginha/Mg

    ResponderExcluir
  2. Olá Edwin.
    Se não fossem os leitores e meus fiéis seguidores além da minha paixão pelos Willys, este blog certamente já estaria acabado.
    Obrigado pelo incentivo, e vamos enm frente certamente!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Alisson
    Tenho uma dúvida em relação a minha Rural Ford 1972 4x4
    Cor Turquesa Royal com branco.
    A grade e branca qual seria a cor da saia ? Preta ou Branca.

    ResponderExcluir
  4. Informação que não se encontra em outro local senão aqui. E essa grande dúvida das grades de alumínio anodizado foram todas esclarecidas. NOTA 10.

    ResponderExcluir
  5. Meu avô em 1967 tirou zero km uma Rural 4x4 e pediu na concessionária para colocar a grade da modelo luxo.
    E essa grade luxo, tem gente que coloca invertida o lado.

    ResponderExcluir
  6. Nas publicidades as grades das 63/66 aparevem formando um V invertido porém em fotos, a grade forma um V junto vom o bico dianteiro, qual seria o correto?

    ResponderExcluir

 
Site Meter